10 junho, 2012

Bailarina, ballerina

Quando eu era criança, Lembro-me que fiz algumas aulas de balé na pré-escola. Eu deveria ter uns 4 anos, até hoje me vem a memória aquele momento em que minha mãe me vestiu toda de bailarina, saia rodada de tule com paetês, coque bem pequeninho embatumada de gel, na época minha mãe insistia para eu usasse cabelos curtos. Eu juro que não ligava para os cabelos curtos até o dia em que a Xuxa surgiu com aquelas presilhas coloridas horrorosas que pareciam umas minhocas coloridas, e virou febre entre as meninas nos anos 80. Se você é dessa época, deve-se lembrar!! 
Não vou negar que sempre tive muita inveja das meninas com cabelões, daqueles que dá para fazer tranças, rabo de cavalo, e "cabelos da Xuxa". Não entendia o porquê eu não poderia ter cabelos iguais as das meninas da minha idade. Mas hoje, percebo que cabelos curtos, além de ser muito prático, lava-se e seca-se rápido, não precisa desembaraçar, nem muitos lero-leros... Mas criança vai entender dessas coisas? É claro, que elas querem se enfeitar com presilhas e maquiagem, querem calçar o sapato e as roupas da mamãe e se sentir uma princesa de verdade, não é?
Vou te contar, um dia, num consultório estava com minha mãe, esperando a nossa vez. Uma senhora com sua filha de cabelos longos com as presilhas da Xuxa, percebeu que eu estava admirando o jeitinho da filhinha dela, me perguntou: - Você gostou dessas presilhas???". Mas é óbvio que afirmei que SIM! Minha mãe não comprou nenhuma dessas, simplimente porque eu não tinha cabelo para prendê-los. Essa senhora foi tratando de falar, que eu não poderia usá-las, porque eu era um "menino"!!!!! Pensei comigo: Como assim???? Só porque tenho cabelos joãozinho??? E daí? Eu uso brincos!!!. Confesso que fiquei muito triste naquele momento.. mas logo passou. 
Só sei que nunca mais quero ter cabelos curtos! É uma trauma que até hoje eu não superei!!! hahaha... Acho lindo cabelos curtos em outras meninas e mulheres, mas não consigo mais me ver sem minhas madeixas! hehehe... E nenhuma das minhas filhas teve cabelo tipo Joãozinho, se cortar um chanel, tudo bem!
Enfim, voltando à minha deliciosa recordação da apresentação de balé, foi nesse momento que eu senti que poderia ser uma menina graciosa de verdade.
Foto: acervo erika.tricroche
Recordo que em todo o momento, eu era melhor que minhas amiguinhas. Eu me sentia a mais bonita, a mais bela, a que dançava melhor e fazia charme mesmo!!! hahaha... Dancei como uma princesa e acabada a apresentação não via o momento de chegar o próximo ano, para mais uma apresentação de balé. 
Infelizmente quando mudei da pré-escola para a escola primária, comecei o primeiro ano e não pude mais fazer balé. Antigamente em escola estadual não existia cursos complementares. E nunca mais fiz nenhuma aula de balé. Mas ficou a saudade de infância, me sentir como essas incríveis, lindas e maravilhosas bailarinas da  Escola Bolshoi. Logo, o sonho de se tornar uma bailarina ficou apenas na memória.
Então eu dedico minha bailarina para as meninas sonhadoras!!! Dedico a você, e as pessoas que querem um mundo cor-de-rosa, mais lindo, puro, justo e gostoso de viver!
A minha bailarina de croche foi feita adaptando a receita da Maggies Crochet. 
Como você pode ver nas fotos abaixo eu coloquei arame no corpo da bailarina. Para todas as minhas bonecas eu coloco arame, porque além de deixar-los firmes, ficam articulados em qualquer posição. E eu acho o máximo. Para colocar o arame dentro do corpo, não basta apenas enfia-lo, é preciso muitas vezes adaptar a receita para que o arame fique bem colocado. 
Utilizei arame galvanizado número 18 e o mais apropriado é que utilize os alicates para bijuterias para dar a forma do corpo.
 Para fazer o esqueleto de arame é totalmente necessário que primeiro se faça todas as partes do corpo. Assim você conseguirá ter uma ótima noção do tamanho de cada parte.
É necessário que coloque o algodão acrilico antes de inserir o arame. Então colocar as peças e costurá-las.
Fiz uma adaptação nos pés da bailarina porque não entendi essa parte da receita.
Para ficar bem feitinho, é melhor bordar correntinha ao redor da sapatilha.
 Coloquei uma fita de cetim de 3mm cor-de-rosa para amaração.
Tentei fazer os cabelos e o penteado o mais próximo possível do real.
Alinhave toda a cintura da bailarina, prendendo uma tira de tule e por cima, cole uma fita de cetim marrom. Fiz umas rosas de cetim seguindo o video abaixo. Achei o pescoço da bailarina muito alto, então fiz um pingente e amarrei com uma fita de cetim.
Observe também como a bailarina fica linda em qualquer posição!
Espero que você tenha gostado da bailarina de croche. Infelizmente NÃO PODEREI colocar o passo-a-passo, devido a receita ser paga. Desculpem meninas!
 Deixo um beijo bem carinhoso a você que deixou os comentários aqui e muito obrigada pela visita!

11 comentários:

Flaviane Gianoti disse...

Menina que talento! Amei seus trabalhos linda bonequinha, parabéns pelo capricho!
Já estou te seguindo, venha conhecer meu blog, vou ficar muito feliz com sua visita.
Beijos!!!
www.ateliepequeninaartes.com

Carla Pereira disse...

Olá Erika,
Que linda que ficou a bailarina, sei de uma menina de 4 anos, que ía adorar ter uma... rsrsrs.. a minha filhota é bailarina, ela teve o seu 3º espectaculo de Ballet ontem, e foi maravilhoso.
Beijinhos de Portugal
Carla Pereira

Profª Luciana Alcântara Miranda disse...

Erika! Que boneca mais charmosa! Coisa linda! Seu trabalho é mesmo fabuloso! Parabéns! Beijos...

Profª Luciana Alcântara Miranda disse...

Erika! Que bailarina mais charmosa! Seu trabalho é mesmo fabuloso! Parabéns! Beijos...

Charlene disse...

Que coisa mais linda!! Ficou perfeita!!
Eu estou tentando fazer o Pequeno Príncipe já faz um tempinho, estou apanhando da capa dele rs

Parabéns pelas coisas fofas que você faz!
Bjoo

Sandra disse...

ciao e favolavolosa complimenti:)

Gorete Cerdeira disse...

Que linda que ficou!! Adoro as pernas musculosas!!! Seu trabalho maravilha-me sempre!! beijos, gorete

lulu disse...

Vc é o máximo no croche, sou doida pra fazer bichinhos , mas acho demorado pois usa-se ponto baixo. mas adoreiii os seus trabalhos, parabéns BJKSSS

Iratxe Ocariz disse...

Impresionante, que bonita te ha quedado, que finura y que delicadeza.

Muxus
Ira

Lilia R. disse...

Oi
Erika
Ficou linda, amei!!
Parabéns!!
beijos

Croche de Encomenda disse...

Que coisa mais linda! uma obra de arte!!! parabens!!
Beijos!

Creative Commons License
erika.tricroche de erika.tricroche é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Based on a work at www.erikatricroche.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.erikatricroche.blogspot.com/.
BlogBlogs.Com.Br